Paginas

28 de maio de 2012

Celebração ecumênica pela unidade dos cristãos


Na noite de sábado, 26 de maio, ao mesmo tempo em que a Igreja se preparava para celebrar Pentecostes, na Paróquia Nossa Senhora de Copacabana - como tradição, diversos líderes religiosos se reuniram para rezar pela unidade dos cristãos. A Celebração ecumênica encerrou a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, que aconteceu de 20 a 27 de maio com o objetivo de reunir os irmãos de fé.

Durante a cerimônia, os diversos líderes religiosos deixaram uma mensagem pela unidade e o respeito, evidenciando um avanço no diálogo interreligioso.

— Estou muito feliz em receber os líderes religiosos nesta noite e creio que todos nós temos dado belos passos durante esses momentos que nos encontramos, pois são encontros ungidos onde, através de nossa unidade, podemos construir a fraternidade e a paz. A celebração desta noite dentro dessa caminhada para pentecostes é para nós cristãos um compromisso sério de cada vez mais e melhor vivermos nossa vida de fé, pois é isso que o nosso mundo necessita, afirmou o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.

O representante da Igreja Ortodoxa Ecumênica de Constantinopla, Diácono Henrique Cairus, ressaltou que uma visita realizada pelo Papa Bento XVI ao Patriarcado encheu a todos de muita esperança e afirmou que a Igreja a qual representa continua lutando interna e externamente para que a unidade sempre se concretize. Já o pastor Mozart Noronha, da Igreja Luterana no Brasil, afirmou que todos os cristãos serão transformados pela vitória de Jesus Cristo.

— Peço a Deus que nos dê inspiração e que renove em nós a experiência que vivemos com grata emoção no partilhar do corpo e coração, que procuram se unir através do trabalho e da oração de todas as Igrejas buscando sempre a unidade, disse.

Parafraseando Martin Luther King – pastor protestante e um dos mais importantes líderes do movimento dos direitos civis dos negros nos Estados Unidos –, o representante da Igreja Presbiteriana Unida, Pastor José Roberto, revelou ter um sonho.

— Com toda humildade e respeito digo que embora nos deparemos com os fantasmas das diferenças e preconceitos, tenho um sonho que todos os cristãos sejam um. Nesse dia, católicos e evangélicos se verão como irmãos e irmãs, e esse é um sonho que eu espero que vocês sonhem comigo e que o Espírito Santo realize, desejou o pastor.

Por fim, o Bispo Diocesano da Igreja Anglicana, Dom Filadelfo Oliveira, explicou que o Evangelho é destinado a todas as pessoas e nações sem qualquer tipo de discriminação. Ele ressaltou ainda que o Espírito Santo capacita os cristãos para transmitir a paz de Cristo a todas as pessoas que não a conhecem.

— Eu estou maravilhado e, aliás, nos últimos anos que participamos dessa celebração podemos estar reunidos como estavam os discípulos em Jerusalém. O Espírito Santo nos faz caminhar não na uniformidade, mas na unidade para que o mundo saiba que, independente das nossas denominações, nós amamos o mesmo Deus. (...) É em Cristo, somente Nele que nós encontramos sentidos em nossa existência. Unidos somos um no Senhor... Um só rebanho, um só pastor, uma só fé no Cristo, nosso salvador.

A celebração reuniu centenas de fiéis que puderam, após o ato, participar da Vigília de Pentecostes.

*Fotos: Gustavo de Oliveira
Fonte: Arquidiocese

Nenhum comentário:

Postar um comentário