Paginas

5 de março de 2012

Notícias encorajadoras e belas sobre a JMJ RIO2013

Na manhã desta sexta-feira, 2 de março, os membros do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL) – órgão responsável pela organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Vaticano – visitaram a sede do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ RIO2013 e depois participaram de uma entrevista coletiva na sede da Arquidiocese do Rio, na Glória, para encerrar oficialmente a visita da delegação à Cidade Maravilhosa.

O Presidente do Pontifício Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rylko, e o Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, fizeram uma breve avaliação das atividades realizadas durante a permanência da delegação na cidade, que tinha por objetivo conhecer os trabalhos desenvolvidos pelo Comitê Organizador Local e pelas esferas do governo federal, estadual e municipal em prol da JMJ RIO2013.

— Tivemos encontros com autoridades do governo e da cidade. Todos asseguraram que a Jornada será, de certo modo, o teste do Rio antes de outros eventos de grande proporção. Temos certeza que os trabalhos serão terminados a tempo, disse Cardeal Rylko.

Outros membros do PCL também estiveram presentes na coletiva. O Responsável pela Seção Jovem, Padre Eric Jacquinet, o Presidente da Fundação João Paulo II para a Juventude, Senhor Marcello Bedescci, e o Padre João Wilkes Chagas. Além deles, os Bispos Auxiliares da Arquidiocese do Rio, o Bispo representante da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Eduardo Pinheiro, e representantes do Comitê da JMJ também participaram do evento.

— Ao participar da Hora Santa da Juventude, aqui no Rio, eu tive a impressão que muitos jovens estão prontos e disponíveis para se engajarem na preparação da JMJ RIO2013. Muitos desses jovens estão dando o seu tempo para preparar a Jornada e para se preparar espiritualmente também. Os que foram para Madri compreenderam que é um momento de graça para eles e para o seu país, e muitos desses jovens já são missionários que evangelizam aqueles de sua mesma faixa etária. (...) Esses sinais são de grande esperança para nós, afirmou o Responsável pela Seção Jovem, Padre Eric Jacquinet.

O Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, disse que, no final de março, uma réplica de três metros do Embaixador da JMJ RIO2013, o Cristo Redentor, poderá ser levada para a Praça de São Pedro, no Vaticano. No encontro com o Papa Bento XVI, além do Comitê Organizador Local do Rio estarão presentes também delegados de confederações episcopais representados por jovens de aproximadamente 80 países. Dom Rylko destacou que o objetivo do evento no Vaticano é fazer um balanço da última jornada, em Madri, e apresentar o Rio como a próxima sede.

— Queremos lançar o caminho, a nível internacional, de preparação da cidade. Já recebemos comunicados de muitos integrantes (das confederações) querendo saber como o Rio está se preparando. Agora, poderemos dar notícias encorajadoras e belas, afirmou o Cardeal.

Impressionado com a comunhão entre as autoridades civis e representantes do COL e da Igreja, Dom Rylko ressaltou ainda que todas as partes chegam a uma conclusão comum: o investimento no jovem é o melhor investimento que se pode fazer para o futuro do Brasil, no futuro da Igreja e no futuro do mundo.

— Acredito que o ponto culminante da nossa estada aqui no Rio de Janeiro foi exatamente ontem, quando graças à sua Excelência, o Arcebispo do Rio de Janeiro, pudemos realizar a Eucaristia no Cristo Redentor no Corcovado. Foi um momento muito importante, uma pedra fundamental no caminho de preparação para JMJ do Rio de Janeiro. Lá pudemos compreender ainda melhor que aquele que convida os jovens ao Rio de Janeiro é o próprio Cristo. Foi ali no Corcovado que foi lançada uma mensagem aos jovens do mundo inteiro. O Cristo do Corcovado dizia a todos: eu vos espero aqui no ano 2013, porque tenho algo muito importante a dizer a cada um de vocês, afirmou Cardeal Rylko.
Durante a tarde, os membros do Pontifício Conselho para os Leigos e integrantes do Comitê Organizador Local participaram de um almoço oferecido pelo Prefeito, Eduardo Paes, no Palácio da Cidade, em Botafogo, e de lá regressaram para Roma.

* Colaboração: Assessoria de Imprensa JMJ RIO2013

* Fotos: Gustavo de Oliveira

Fonte: Arquidiocese

Nenhum comentário:

Postar um comentário