Paginas

2 de março de 2012

'Os dados são mentirosos', diz Paes sobre Rio ter pior avaliação do SUS


Eduardo Paes  (Foto: Tássia Thum/G1)
Prefeito Eduardo Paes e o arcebisto Dom Orani
Tempesta na comemoração do aniversário do Rio
(Foto: Tássia Thum/G1)
Na comemoração do aniversário de 447 anos do Rio de Janeiro, o prefeito Eduardo Paes rebateu a pesquisa divulgada pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (1º), na qual a capital do Rio aparece em último lugar em relação aos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Paes criticou o ministro Alexandre Padilha e disse que os dados divulgados são “mentirosos”.
“Até onde sei do Governo Federal, o ministro supostamente é meu aliado. Mas eu não estou preocupado com política, eu estou é preocupado com o trabalho feito com competência, e parece que o ministério, o ministro, especificamente, foi de uma irresponsabilidade assustadora. São dados mentirosos, o que o Ministério da Saúde soltou hoje é uma grande mentira, porque não leva em conta a realidade“, falou Paes.

“É uma pena que essa pesquisa não leve em consideração 2011. Eu desafio qualquer pessoa que tenha os números, pegar os números de atenção básica de 2011, hoje, nesse momento, pode ser que o Ministério da Saúde não tenha competência nem para isso, competência para mandar recurso eu sei que ele não tem. Não estou falando da cidade do Rio, porque a cidade tem dinheiro para pagar a conta, mas estou me referindo a Região Metropolitana, cadê os recursos para ajudar a Região Metropolitana do Rio? Então é muito fácil ficar lá em Brasília soltando pesquisa sem os dados adequados, o difícil é trabalhar,” concluiu.
Mais tarde, em entrevista à Globo News, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que a Prefeitura do Rio tomou a "decisão correta" ao investir em saúde básica em 2011, o que, segundo ele, deverá melhorar a avaliação da cidade no futuro.
"Se fosse possível adotar os dados só de um ano, de 2011, só a ampliação das clínicas de família já colocaria o Rio de Janeiro acima da média nacional", afirmou o ministro. Sobre o índice, Padilha disse que ele não faz uma avaliação apenas do gestor municipal, mas de todos os níveis de governo. "O SUS não pode temer a avaliação", concluiu.

Menor nota
índice de desempenho foi lançado nesta quinta (1º)  pelo Ministério da Saúde. Na divulgação, Padilha, afirmou que o Rio de Janeiro tinha, em 2008, 3% apenas de cobertura de saúde básica no Rio de Janeiro. Porém, Padilha disse que o Rio vai melhorar nas próximas avaliações pelo esforço dos últimos anos.
Capitais (Grupo 1)IDSUS 2012
Vitória7,08
Curitiba6,96
Florianópolis6,67
Porto Alegre6,51
Goiânia6,48
Belo Horizonte6,40
São Paulo6,21
Campo Grande6,00
São Luís5,94
Recife5,91
Natal5,90
Salvador5,87
Teresina5,62
Manaus5,58
Cuiabá5,55
João Pessoa5,33
Fortaleza5,18
Brasília5,09
Maceió5,04
Belém4,57
Rio de Janeiro4,33
Fonte: Ministério da Saúde
"O Rio vai chegar ao final de 2012 com 50% de cobertura de saúde básica. Mas esse esforço não é totalmente percebido no IDSUS 2012", apontou. "Se fosse avaliado em 2011, ele já estaria acima da média nacional."
Com nota 4,33 no Índice de Desempenho do SUS (IDSUS), que pretende avaliar o desempenho de acesso e qualidade dos serviços oferecidos pelo SUS no país, o Rio de Janeirofica atrás de Belém (4,57), Maceió (5,04) e Brasília (5,09)(veja ranking ao lado).
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário