Paginas

29 de fevereiro de 2012

Dom Orani envia carta aos jovens


Um caminho no amor

QueridosJovens,
Dedicoestas palavras especialmente a vocês, presente e futuro da Igreja e dahumanidade. O entusiasmo e alegria que lhes caracterizam são espelhos da belezade Deus. A eternidade é a nossa vocação, e vocês são reflexos de que é possívelviver plenamente, pois não há nada que nos mantenha mais jovens do que a graçae a amizade com Deus.
Sobo impulso da presença do Pontifício Conselho para os Leigos em nossa cidadenestes dias compartilhando as experiências organizativas das JMJ realizadas atéhoje achei que seria importante darmos passos naquilo que é essencial nessesencontros: a espiritualidade!
Gostariade percorrer com vocês os aproximadamente 510 dias que nos separam da JornadaMundial da Juventude em 2013, que se realizará na Cidade Maravilhosa do Rio deJaneiro. Quero estar ao lado de cada um de vocês, com minhas palavras eorações, sacrifícios e trabalhos. Somos todos convidados por Cristo a entrar nocaminho do amor, para renovar nossa fé e entusiasmo na missão. 
Esteé o grande objetivo das jornadas: renovar no amor. E não um amor qualquer, maso mesmo fundamento e princípio de qualquer amor verdadeiro. Encontrar comAquele que é o Amor (1 Jo 4,16).
NoDomingo de Ramos de 1984, ocorreu o maravilhoso Jubileu dos Jovens por motivodo Ano Santo da Redenção. O Servo de Deus, Papa João Paulo II, entrega a Cruzaos Jovens. No ano seguinte, aproveitando o Ano Internacional da Juventudeproclamado pela ONU, realiza-se, em Roma, um encontro mundial do Papa com osJovens. Nesta ocasião, o grande apóstolo da juventude, o Beato João Paulo II,dedica uma Carta Apostólica a vocês, meus caros jovens.  E percebendo os frutos de conversão erenovação dos encontros anteriores, anuncia a instituição da Jornada Mundial daJuventude. Esta ocorre anualmente em cada diocese no Domingo de Ramos, e a cadadois ou três anos tem-se a grande Jornada Internacional, que reúne milhares oumilhões de jovens em um único lugar.
Finalmente,nosso grande e amado Brasil foi agraciado com essa oportunidade, 25 anos depoisda primeira realizada fora de Roma, na Argentina. E esta será a segunda JMJ aser realizada na América Latina. A cruz que um dia foi entregue aos Jovenscontinua percorrendo e preparando nossos corações para acolher e anunciarCristo, inspirados no exemplo de Maria. Ela percorre a nossa pátria, e até 2013terá peregrinado por todas as dioceses desta Terra da Santa Cruz. Contudo, elanão deve apenas passar, algo da Cruz de Cristo deve permanecer em nossoscorações.
Osbraços abertos de nosso Redentor indicam até que ponto devemos estar dispostospara servir e ajudar nosso irmão. É neste trono que Cristo resgatou toda ahumanidade. A nossa alegria está intimamente conectada com os sofrimentos deCristo. Não há amor verdadeiro sem responsabilidade, que é a capacidade deresponder pelos próprios atos. E, muitas vezes, isso exige sacrifício eabnegação.
Nãotenham medo de viver com responsabilidade, pois só através dela haverá umaverdadeira liberdade. E apenas na liberdade poderemos amar e perceber o quantoDeus nos ama. Deus não nos obriga a amá-Lo, pois amor que não é livre, não éamor.
AJornada Mundial da Juventude Rio 2013 não pode se reduzir aos poucos dias dealegria e entusiasmo que teremos em julho do próximo ano. Ela deve ser o pontoalto de um itinerário no amor. A preparação já é encontro, conversão erenovação em Cristo. Por isso, é importantíssimo intensificar a vida de oraçãoe sacramental. Convido os jovens a se engajarem nos grupos paroquiais emovimentos.
Nãotemos dúvidas de que 2013 será uma apoteose da fé, que lançará com novo ardor aJuventude Católica nos rumos da nova evangelização. A palavra apoteose, deorigem religiosa, possui diversos significados. Entre elas está o deglorificação. A Glória não é apenas uma alegria passageira, efêmera, fugaz esuperficial. A Glória é a manifestação, aos olhos de todos, de uma qualidade jáexistente, mas oculta. Neste sentido, a Jornada permitirá mostrar e manifestara força da fé de nossa juventude. Mas isso só será possível se, desde agora,houver um esforço ascético e místico para renovar o amor através do encontrocom Cristo, que se realiza na oração, na Eucaristia, na confissão, na Liturgia,na participação comunitária e na missão.
Como objetivo de acompanhá-los, estarei refletindo sobre os temas das jornadasanteriores, enquanto aguardamos a mensagem do Papa Bento XVI para a JMJ Rio2013. Tenho a convicção de que olhar para o passado nos permitirá preparar-nosbem no presente para viver com esperança o futuro. Nos diversos temas vemos umverdadeiro programa de vida para a renovação na fé.
Meuscaros jovens, contem comigo! Contem com minhas orações. Saibam que meu coraçãoestá com vocês. Sejam promotores da fé e do amor. Renovem com suas vidas aesperança, que parece ter sido roubada pelas dificuldades do homem de hoje.Provem que é possível viver a vida plenamente, e que o pecado é um obstáculopara a verdadeira felicidade.
Quenossa Mãe Maria, Estrela da Evangelização, interceda por nós para que possamosconhecer, cada vez mais, o coração de seu amado Filho.

† Orani João Tempesta, O. Cist.
  Arcebispo Metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro, RJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário