Paginas

25 de fevereiro de 2012

Capuchinhos resgatam memória de fundação da cidade do RJ


A Igreja de São Sebastião dos frades Capuchinhos, na rua Haddock Lobo, realizará nos dias 27, 28, 29 de fevereiro e 01 de março, Tríduo voltado ao resgate da memória histórica da Fundação da cidade do Rio De Janeiro.

27/02 - Missa por Estácio de Sá  às 19 horas e abertura da exposição de fotografias dentro da Igreja (imagens desde o morro do Castelo);

28/02 - Missa às 18 horas e às 20 horas, Hora Santa da Gratidão. Momento Cívico com a presença de autoridades municipais;

29/02 - Missa às 18 horas e às 20 horas. Logo após será proferida "Conferência sobre o Rio de Janeiro e Estácio de Sá", pelo historiador e especialista em Historia do Rio de Janeiro, professor Júlio de Albuquerque Calazans Maia.

01/03 - Missa às 18 horas e às 19 horas. Após o ato de fé será procedida  distribuição de bolo e no pátio da Igreja com a presença de cantores da antiga RADIO NACIONAL. "O Rio cantado em versos e Músicas". Apresentação de: Osmar Frazão, locutor da Radio Nacional e participação de: Bráz do Acordeon, Regional de Devi Cruz, João Roberto Kelly, Roberto Paiva, Ademilde
Fonseca, Ronaldinho do Cavaquinho, Eimar Fonseca, Ataulfo Alves Junior, Jairo Aguiar, Alberto Gimo, klaudir Alves.


Tríduo histórico

A importância histórica da Igreja de São Sebastião dos Frades Capuchinhos reside no fato de que desde 1842,  os frades são os guardiões das relíquias da cidade do Rio de Janeiro.

São encontrados  sinais da fundação desde a entrada da Igreja. Logo na fachada vemos retratado um mural da chegada de Estácio de Sá quando da fundação da cidade. Dentro da igreja temos um vitral lembrando a Batalha das Canoas, os restos mortais do fundador.

Assim como o marco da cidade está, também, sob guarda dos frades a imagem que chegou junto com os  Portugueses, em 1565. Vale ressaltar que a imagem peregrina de São Sebastião, que percorre a cidade, é uma  réplica da imagem histórica.

Fonte: Pascom São Sebastião dos Frades Capuchinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário