Paginas

23 de fevereiro de 2012

Arcebispo emérito de Juiz de Fora explica a importância do ensino religioso nas escolas


O arcebispo emérito de Juiz de Fora (MG), Dom Eurico dos Santos Veloso (foto), que foi o bispo referencial para o Ensino Religioso na CNBB e professor durante 35 anos, explicou, nesta entrevista, a importância do ensino religioso nas escolas.

Jornal O Testemunho de Fé – Por que a pressão contra o ensino religioso nas escolas?

Dom Eurico – É um absurdo. A escola deve formar o educando na sua totalidade. A religiosidade é algo que nasce conosco, nenhum ser humano nasce sem esse sentido religioso. Até mesmo o ateu tem alguma coisa de religioso na sua vida.

TF – Por que algumas pessoas confundem o ensino religioso com a catequese?

Dom Eurico – Existem grupos que não entendem o que é ensino confessional, confundindo com a catequese nas igrejas. Nós defendemos o ensino religioso escolar como é proposto pela Constituição. Com isso, nós podemos ajudar cada aluno a despertar para ser uma pessoa temente a Deus, colocando isso na sua vida, como cidadão, na sua formação integral, e não apenas uma dimensão doutrinária.

TF – Qual é o objetivo do ensino religioso que a Igreja defende nas escolas?

Dom Eurico – Nós queremos um cidadão que olhe para cima, mas que também tenha o pé no chão e que olhe para o seu próximo, sabendo tornar próximo aquele que está longe também. A dimensão da solidariedade, da fraternidade, do amor, do perdão, da justiça, da amizade e da paz deve estar impregnada em qualquer cidadão. Por isso que hoje o mundo inteiro se preocupa em dar na escola uma dimensão da paz. Como que se pode dar a dimensão da paz sem falar do religioso que está em cada um de nós? A verdade, a justiça, a paz e a solidariedade são temas do ensino religioso, que é uma dimensão essencial do ser humano.


* Jornal O Testemunho de Fé


Fonte: Arquidiocese

Nenhum comentário:

Postar um comentário