A Missa de Investidura dos 752 novos ministros extraordinários da Sagrada Comunhão, que foi presidida pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, aconteceu na manhã do dia 10 de setembro, na Catedral de São Sebastião, na Avenida Chile. Mais de seis mil pessoas participaram do 17º Encontro dos MESCs com o Pastor, que acontece, anualmente, para a admissão dos novos e renovação dos antigos. Os ministros confirmados pela Igreja pertencem aos sete vicariatos e, atualmente, a Arquidiocese já conta com 6.800 MESC’s. A celebração foi transmitida pela Rádio Catedral (FM 106,7), WebTV Redentor e Redevida.- Cada ministro que sai para levar a Eucaristia para uma pessoa é uma pequena procissão de Corpus Christi. Junto com esse ministério há também uma grande responsabilidade, onde cada MESC é chamado a viver a comunhão. (...) O que celebramos na Eucaristia deve transformar-se cada vez mais em vida, de tal maneira que a nossa Igreja, com todas as suas diferenças e dificuldades, viva a unidade, não apenas teoricamente, mas, na prática, na preocupação com o outro, incentivou Dom Orani.
Segundo o Arcebispo, os MESC’s recebem da Igreja a missão de evangelizar com a vida, levando Cristo através da comunhão e da Palavra de Deus.

- Cristo é o nosso alimento no deserto da vida, na caminhada da nossa história. Nós necessitamos desse alimento que nos transforma, e o mundo precisa de homens novos. Alimentados por Cristo, nós somos chamados a testemunhá-Lo no dia a dia. Cada MESC é um discípulo e missionário, que deve estar inquieto para que o Evangelho seja cada vez mais proclamado, de todas as maneiras, nessa sociedade que tem fome e sede de Deus, tem fome e tem sede de escutar uma palavra que ilumina. Peço que Deus conduza a cada um de vocês, para que, com alegria, possam viver a comunhão e a unidade. Levem a Eucaristia e tornem-se testemunhas da Boa Nova, enfatizou Dom Orani.
O assistente eclesiástico dos MESC’s da Arquidiocese, Padre Marcelo Batista de Araújo, também ressaltou que a caridade precisa ser a essência do serviço missionário.
- Agradecemos a generosidade e a disponibilidade dos MESC’s em exercer essa missão, que nem sempre é fácil. Desejo que todos busquem a Jesus, diante do Sacrário, que é fonte de bençãos, de graças e de riquezas para o ministério. O MESC deve ser uma pessoa idônea e humilde, que tenha um espírito de serviço e doação, fundamentada na caridade, afirmou o Sacerdote.
“Levar Jesus para as pessoas é tudo”
- Eu sempre caminhei na Igreja, desde pequeno, participei de grupo jovem, e receber esse ministério era o que eu mais esperava na vida. Quero trabalhar muito e, como sou aposentado, todo dia vai ser domingo, vou trabalhar para Jesus o máximo possível. Sempre que Cristo me chamar, quero estar à disposição d’Ele, revelou, emocionado, o novo MESC Edilson Campello, da 5ª Forania do Vicariato Norte.
Os ministros levam a hóstia consagrada às pessoas que não podem participar da missa e também auxiliam os Sacerdotes durante a celebração eucarística.
- É uma emoção imensa receber esse ministério, especialmente porque eu tenho apenas 26 anos. Levar Jesus para as pessoas é tudo. Eu não sou digna, mas Ele me escolheu e eu estou pronta. Eu quero ir aos hospitais, não só servir ao Altar, que é o mínimo que nós podemos fazer, mas levar Jesus para quem precisa e poder trabalhar mais, mais e mais, afirmou Denise de Cerqueira, da 4ª Forania do Vicariato Urbano.
E neste domingo, na Missa das 18h, as novas Ministras Extraordinárias da Sagrada Comunhão, foram apresentadas a Comunidade Paroquial. São elas: Fernanda e Ruth.
Que Deus abençoe!