Paginas

27 de setembro de 2011

Nota de falecimento.

Faleceu na manha desta terça-feira, 27 de setembro, aos 95 anos, o padre Pedro José de Andrade, pároco emérito e residente da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no Cachambi.

A missa de corpo presente, presidida pelo arcebispo Dom Orani João Tempesta, será nesta quarta-feira, 28 de setembro, às 11 horas, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no Cachambi. Às 14h, está marcado o sepultamento, no jazigo da Irmandade de São Pedro, no Cemitério do Caju.

De acordo com o atual pároco, padre Jorge André, inicialmente o padre Pedro foi internado no Hospital Pasteur, no Méier por causa de uma febre derivada de uma infecção urinária. Debilitado pela idade, aos poucos, sua saúde foi se agravando, sendo necessário passar por sessões de hemodiálise, até vir a óbito por falência múltipla de órgãos.

Ao ser informado do falecimento, Dom Orani manifestou seus sentimentos com familiares, paroquianos e o clero arquidiocesano. Agradeceu a Deus, o Divino Salvador, por sua vida, vocação e pelo ministério exercido na arquidiocese. Também pediu orações pelo seu descanso junto de Deus.

Natural de Aiuaba, no Estado do Ceará, padre Pedro nasceu em 19 de abril de 1916, filho de Raymundo Carlos de Andrade e de Maria Criselides de Andrade.

Religioso da Sociedade do Divino Salvador (Padres Salvatorianos), padre Pedro se formou em São Paulo, entre os anos de 1928 a 1939, no seminário da congregação, fazendo os cursos de Filosofia e Teologia. Depois de sua ordenação, realizada há mais de 70 anos, no dia 8 de dezembro de 1939, continuou residindo e trabalhando em São Paulo

Querendo desligar-se de sua congregação, veio para o Rio de Janeiro fazer uma experiência pastoral. Em 12 de fevereiro de 1969 foi provisionado como pároco da Paróquia Santa Inês, em Senador Câmara, Em 1970, depois de cumprir as exigências canônicas, foi incardinado na Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro. Também atuou, com provisão de 17 de julho de 1971, na função de capelão do Colégio Angelorum, situado no bairro de Santa Teresa.

Em 10 de maio de 1978 foi nomeado como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição Aparecida, no Cachambi, função que exerceu por mais de 30 anos. Preocupado com os mais pobres, fundou o Centro Comunitário Nossa Senhora da Conceição Aparecida (Creche), já com 21 anos de existência.