Paginas

17 de maio de 2011

Núncio Apostólico é homenageado na PUC - Rio.

Homenageado pelos 70 anos da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, o Núncio Apostólico no Brasil, Dom Lorenzo Baldissere, recebeu na manhã desta segunda-feira, 16 de maio, uma medalha de honra ao mérito. Na ocasião, ele lançou seu novo livro “Diplomacia Pontifícia Acordo Brasil-Santa Sé, Intervenções”. O evento culminou com a Celebração da Eucaristia na Igreja Sagrado Coração de Jesus, no campus da Universidade.

Em sua primeira visita à PUC - Rio, o Núncio estava acompanhado pelo Arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta e pelo Bispo Auxiliar que é também professor da universidade, Dom Paulo César. Eles foram recebidos na sala do Conselho Universitário pelo Reitor da PUC-Rio, Padre Josafá Siqueira, onde decanos, vice-reitores, professores, funcionários e alunos aguardavam a cerimônia.

- É uma honra receber o Núncio em sua primeira visita à mais antiga e mais importante universidade católica do país. Essa cerimônia é bem especial, pois a entrega da medalha comemorativa pelos 70 anos da Universidade coincidiu com o lançamento de seu livro, de interesse nacional. A PUC-Rio tem muito que agradecer, disse o Padre Josafá ao entregar a medalha a Dom Lorenzo.

O Arcebispo do Rio fez a leitura do Diploma de Honra ao Mérito e parabenizou o Núncio Apostólico.


- A PUC-Rio é o lugar em que se trabalha o saber e tem grande influência pelo trabalho que faz, pela sua tradição. O lançamento de um livro inédito falando sobre diplomacia pontifícia e o acordo que foi tão comentado é muito oportuno que seja na PUC, disse Dom Orani.

Em seguida, o ex-Reitor da universidade, Padre Jesus Hortal, apresentou o livro.

- É uma obra muito enriquecedora, com destaque para os temas jurídicos, católicos e pastorais. O livro é importante para conhecer a realidade da Igreja e do Estado brasileiro, disse.

Dom Lorenzo também falou sobre sua nova obra e, ao final da cerimônia, autografou os exemplares dos convidados.

Às 12 horas, o Núncio celebrou a Missa de abertura do Ano Acadêmico na Igreja Sagrado Coração de Jesus. Também concelebraram Dom Orani, Dom Paulo, Padre Josafá e outros Padres da Universidade.

Durante a homilia, Dom Lorenzo destacou a figura do Bom Pastor, apresentado no Evangelho. Ele explicou que para reconhecer o Bom Pastor são três critérios apontados por Jesus:

- O Bom Pastor é aquele que dá a vida pelas ovelhas, aquele que conhece uma por uma e que constrói um só rebanho. Essa Palavra estimula não só aqueles que são Pastores da Igreja, Bispos e Padres, mas todos os batizados que foram chamados a serem missionários, disse o Núncio.

Antes de terminar a Celebração Eucarística, o Núncio agradeceu as homenagens e se mostrou muito honrado por abrir o ano letivo e lançar seu livro no lugar onde “realiza-se a síntese entre ciência e religião, fé e razão.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário