Paginas

1 de abril de 2011

Cristo Redentor azul pela conscientização do autismo.

O Cristo Redentor, mais uma vez, será iluminado de azul em atenção ao "Dia Mundial de Conscientização do Autismo", durante as noites de 1º e 2 de abril. Com o objetivo de chamar atenção da sociedade brasileira para o avanço do autismo, a iluminação é inspirada na campanha "Light it Up Blue", da Organização Autism Speaks. Outros monumentos pelo mundo, como o Empire State Building, também receberão a iluminação da mesma cor.


No dia 1º, às 18h30min, na base do Monumento ao Cristo Redentor - na Capela Nossa Senhora Aparecida -, o Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio Dom Antônio Augusto Dias Duarte presidirá uma celebração, durante a qual destacará às dificuldades de tratamento da doença no Brasil. Na ocasião, Saulo Lucas, cantor tenor que é portador da doença e também deficiente visual, entoará a Ave Maria.


Do Rio de Janeiro, aos pés do Cristo Redentor - que atrai olhares do mundo inteiro -, os organizadores do evento pretendem chamar a atenção das autoridades brasileiras para que possa haver diagnóstico precoce da doença implantado na rede pública, tratamento multidisciplinar, acompanhamento para as famílias dos enfermos e residências assistidas para aqueles que não têm responsáveis. Uma das propostas é sugerir ao Governo Federal que promova uma pesquisa nacional ampla para estimar a quantidade de cidadãos com autismo no Brasil.

Segunda a Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que haja cerca de 70 milhões de pessoas com a doença no mundo. Conforme dados do CDC (Center of Diseases Control and Prevention), sobre o avanço do autismo a nível mundial, na década de 1990 havia um caso de autismo para cada 2500 crianças nascidas. Em dezembro de 2009, as estatísticas apontaram uma criança com autismo para cada 110 nascidas.


Arquidiocese do Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário