Neste domingo que abre a Semana Santa, a igreja começa a reviver os ultimos dias do Senhor na terra. Iniciamos lembrando da chegada de Jesus a cidade de Jerusalem e chegaremos, no proximo domingo, ao ápice de nossas festividades, com a celebração da Páscoa, da ressureição de Jesus, passando, contudo, pelo cálvário que Ele viveu nestes dias.
A celebração de hoje, de domingo de ramos, serve a nossa reflexão para a forma como Jesus era visto pelo povo. A recepção que Jesus teve em sua chegada era dispensada aos reis, aos nobres daquela época. Ele fora saudado com ramos colhidos de árvores e plantas existentes às margens da estrada. Mas, ao contrário dos Reis que chegavam em seus lindos e pomposos cavalos, Jesus chega montado num jumentinho. Isto para se cumprir a profecia Zc 9, 9: “Exulta de alegria, filha de Sião, solta gritos de júbilo, filha de Jerusalém; eis que vem a ti o teu rei, justo e vitorioso; ele é simples e vem montado num jumento, no potro de uma jumenta.”
A nossa celebração, como já é tradição, teve início na Capela N Sra. Pompéia, quando então se benzeram os ramos e os fiéis se colocaram em procissão pela rua Cirne Maia em direção a Praça Avai, no Cachambi, onde foi celebrada a Santa Missa, presidida pelo Pe. Marcelo Creton e co-celebrada pelo Pe. Wagner Toledo, auxiliados pelo Diácono Adail.
Na homilia deste domingo, o Pe. Marcelo Creton nos revela um Jesus humilde, um rei mesianico, divino e nos exortou a sermos fieis para com Jesus e buscarmos em nossas vidas, ser os "jumentinhos" que levam Cristo, que o carregam em seu dia a dia. Não um jumento que dá coices ou emperram o andar, mas um jumento pacificado pela simples presença do Senhor em nossas vidas.
Como ano passado, a quadra de esportes que fica localizada na Praça Avai lotou. Mesmo debaixo de um sol forte, os fiéis não deixaram de festejar essa data.
Acompanhe a programação da Semana Santa aqui no blog da Paróquia e programe-se para participar em comunidade.Mais fotos no Album da Web.
Video da Homilia deste domingo de Ramos em duas partes: parte 1 parte 2
Nenhum comentário:
Postar um comentário