Paginas

22 de agosto de 2009

Pe. Wagner Toledo Moreira

Conheça um pouco mais a respeito do Pároco da Paróquia de Santo Antonio de Pádua e Nossa Senhora da Boa Vista, Pe. Wagner Toledo Moreira


Wagner Toledo Moreira, o 10º filho do casal Aluízio Flavio Moreira e Eva Rosa Toledo Moreira.

Sua vida Cristã iniciou-se no dia 08/12/1969 quando foi batizado na Paróquia Nossa Senhora da Conceição - Engenho Novo.

Por várias vezes ingressou nas aulas de catequese. A lenda de uma “louca” que pegava criancinhas, assustava o pequeno Wagner, e por isso não chegava a terminar o curso. Enfim, no dia 07/12/1980, pelas mãos de Pe. Alexandre Língua, recebeu a Primeira Eucaristia. Ainda na infância foi consagrado a Nossa Senhora da Conceição

Na adolescência ingressou na Pastoral da Juventude (Grupo Jope) do qual foi um dos coordenadores. Trabalhou incansavelmente pela aceitação do Grupo junto aos adultos da paróquia. Nesta mesma época, freqüentava o cursinho de preparação para o Crisma, tendo recebido o sacramento no dia 27/10/1985 por D.Hermínio, no Engenho Novo.

Foi no término do 2º Grau, pensando para qual profissão iria seguir seus estudos, que veio à lembrança os trabalhos do grupo jovem no Morro com o Pe. Ângelo; a vida de doação do Pe. Alexandre com tanta caridade e tantos outros momentos de doação. Buscando a orientação do Pe. Donizeti Queiroz, SCJ, foi orientado e encaminhado para o Seminário Diocesano.



No dia 28/02/1990, ingressou no pré-seminário da Antiga Catedral. Estudava na Faculdade do Seminário e morava lá. Seu primeiro ano estudou fora do Seminário São José, para poder se desligar mais devagar da família. No dia 28 de dezembro de 1990 foi finalmente para o Seminário São José.

Aos domingos cumpriu estágios nas comunidades de Santa Rita de Cássia, em Turiaçú; na Pastoral Vocacional de todo Vicariato Suburbano; na Matriz Salvador do Mundo, em Guaratiba e na Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, no Grajaú. Em cada lugar, marcou sua presença, deixando amigos e saudades.

No quarto ano de seminário, em 01/08/1993, recebeu o Ministério de Leitor (Leitorato) conferido pelo Vigário Episcopal, Pe, Jose Mazine, na Matriz de Salvador do Mundo. O Acolitato foi logo em seguida, no dia 12/10/1993, na sua paróquia de origem - Nossa Senhora da Conceição - Engenho Novo.

Foi ordenado Diácono, na manhã do dia 26/11/1994, pela Imposição das mãos de D. Karl Josef Romer. Neste mesmo dia foi mandado para a Paróquia Santa Clara em Guaratiba, em auxilio à comunidade, em virtude de o Pe. José Melchiori, sofrer um acidente de carro e vir a falecer alguns dias depois. Na época compreendia ao Monteiro, Santa Clara e Pedra de Guaratiba (54 comunidades, 06 creches e muito trabalho).

No dia 13 de abril de 1996, prostrou-se diante do Sr.Cardeal, Dom Eugenio, na Igreja Catedral e recebeu a Ordenação Sacerdotal, tendo, na manhã do dia 14, um domingo, celebrado sua primeira Missa no Engenho Novo, transmitida pela Radio Catedral.

Provido como Padre para a Capela de Nossa Senhora da Conceição, no Monteiro, teve a missão de transformá-la em Paróquia, obtendo êxito. No dia 08/10/1999 foi transferido para a Matriz de São Geraldo, em Olaria.

O Pe Wagner Toledo foi recebido na Paróquia de Sto Antonio de Pádua e Nª Sª da Boa Vista em 08/10/2006, em uma cerimônia solene onde estavam presentes o Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Dimas Lara Barbosa, o Vigário Episcopal, Monsenhor Gustavo Auler e alguns sacerdotes amigos. Também estiveram presentes a esta celebração, uma legião de amigos, conquistados pelas comunidades por onde passou.

Para a Comunidade de Santo Antonio foi uma ótima aquisição, tendo sido recebido com esperança por todos os paroquianos.

Desde sua chegada, as mudanças na paróquia foram visíveis. A catequese que tinha poucas crianças, dobrou em numero, aumentaram também o número de batizados e de casamentos. Foi feita uma reforma na Capela do Asilo de N S da Pompéia com a restauração de todas as imagens, inclusive das da Matriz. Foram também desenvolvidas varias atividades como a a realização de curso de liturgia, de evangelização, oficinas de oração e vida, vigílias e tantas outras.

Foram realizadas desde a sua chegada, duas festividades de Santo Antonio, nosso padroeiro, com êxito total. A quaresma deste ano de 2009 foi vivida em um clima de verdadeira evangelização, com a realização de procissões da Via Sacra, do Encontro, onde estiveram presentes o Bispo Dom Edson de Castro Homem e o Vigário Episcopal Monsenhor Gustavo Auller. Nosso Sábado Santo, a Vigília Pascal e a celebração da Missa de Páscoa, inclusive a realizada em uma casa comercial na rua Cirne Maia, foram atividades realizadas dentro desta Semana Santa que certamente ficou marcada no coração de todos os paroquianos. Não só dos que compareciam as atividades, que em determinados encontros passaram de 1000 pessoas, como a Missa Campal celebrada na Praça Avai, mas também de tantos outros, Cristãos ou não, Católicos ou não, que de certa forma acompanharam todas as atividades de seus lares e suas ruas, ouvindo as pregações que marcaram a Semana Santa.

A Comunidade de Santo Antonio de Pádua e Nª Sª da Boa Vista e Nª Sª da Pompéia agradece de coração, o Pároco que o Senhor colocou em nosso caminho. Que Deus o ilumine e o proteja sempre, tornando frutífero o seu Ministério.