Paz, irmãos.
Ontem foi dia de Nossa Senhora do Carmo. Nossa Senhora do Carmo é outro título consagrado a Maria, mãe de Jesus e, também é conhecida por Nossa Senhora do Monte Carmelo, em memória do primeiro convento construído em honra à Virgem Maria, nos primeiros séculos do Cristianismo, no Monte Carmelo, na Samaria.
Conta a história que na Idade Média, Simão Stock recebeu em sua cela, no mosteiro de Cambridge, um recado de Nossa Senhora. Envolta em um clarão, na noite de 16 de julho de 1251, rodeada de anjos, Maria Santíssima entregou-lhe o Escapulário, dizendo-lhe: "Recebe, filho queridissimo, este Escapulário de tua Ordem: isto será para ti e todos os Carmelitas um privilégio. Quem morrer revestido dele não sofrerá o fogo eterno". O Escapulário passou a ser o sinal daqueles que se dedicavam ao serviço do reino como Maria o foi. Mais da história de Nossa Senhora do Carmo e do escapulário poderá ser encontrada em http://www.santuariodocarmo.com.br/area_publica/controles/ScriptPublico.php?cmd=home
Em homenagem a este dia, foi celebrada em nossa paróquia, a Santa Missa, na qual se pode benzer os escapulários que são vendidos em nossa lojinha.
Em sua Homilia, nosso pároco destaca que é com grande alegria que a Igreja vê a devoção que se criou em torno da mãe de Jesus, em torno de Nossa Senhora, a mulher que deu seu sim a Deus e procurou durante toda sua vida ser grata por isso. Mulher temente ao Criador, não hesitava em dizer “fazei tudo que Ele lhes disser”, nos ensinando assim a também obedecermos. E Simão foi um desses homens. Este monge encontrou uma grande dificuldade em sua vida de monastério. Muitos monges estavam mal acostumados com práticas anti-cristãs, com as mazelas do mundo que já impregnavam o mosteiro. Triste quando se convive com quem não sabe ser grato pelas graças proporcionadas por Deus. Mas Simão nunca se deixou abater. Manteve-se seguindo a verdadeira trilha, o verdadeiro caminho que é o Cristo. Suplicando por um sinal de Deus, tem a visão histórica de N S. carregando um escapulário, um manto que lhe protegeria do fogo do inferno. Mas esta vestimenta não viria a significar um amuleto. É antes de tudo, um sinal de compromisso e consagração. Uma aliança do céu com aqueles que se dedicam a vida consagrada, aqueles que se dedicam a servir a Deus.
Ao final da celebração, ouve a benção do escapulário e dos fieis com a aspersão da água benta.
A homilia está divida em duas partes e poderá ser vista aqui: parte 1 e parte 2.
O Áudio poderá ser obtido aqui.
Quer ver mais fotos? Acesse nosso Album on Line
Na paz de Deus e no amor de Maria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário