Paginas

11 de maio de 2012

Silêncio para uma comunicação mais ética - Evento Dia Mundial das Comunicações Sociais


No dia 19 de maio os profissionais de comunicação que atuam no Rio de Janeiro têm encontro marcado. Das 9h às 13h estarão aprofundando conhecimentos sobre “Silêncio e Palavra”, com o objetivo de avaliar a importância de ambos para um bom discernimento e para o aprofundamento da comunicação. Promovido pelo Vicariato para a Comunicação Social desta Arquidiocese, o Encontro de Comunicadores pretende proporcionar à imprensa carioca — especialmente convidada — uma oportunidade para confraternização, diálogo e reflexão sobre a mensagem escrita pelo Papa Bento XVI para o Dia Mundial das Comunicações.

Para o Arcebispo Metropolitano, Dom Orani João Tempesta, será uma alegria viver este momento junto à imprensa carioca e aos agentes da Pastoral da Comunicação (Pascom).

 — Na realidade, me sinto muito próximo dos profissionais e responsáveis pela imprensa aqui no Rio de Janeiro, e acredito que podemos trabalhar muito pelo bem e pela fraternidade, com um diálogo inteligente e construtivo. Embora nossa atividade seja até bem tímida, por ser o primeiro evento aqui, acredito que seja uma maneira de comemorar o Dia Mundial das Comunicações e dizer sobre a importância dessa missão, destacou.

Para o Arcebispo, o grande desafio proposto pelo Papa Bento XVI na mensagem deste ano é bem pertinente porque recorda aos profissionais de comunicação que o silêncio favorece a reflexão para que os temas abordados nas notícias apresentem as palavras mais indicadas para uma comunicação ética e verdadeira.


— Num tempo de tanto barulho e rumor, as pessoas sentem necessidade desses momentos de silêncio, seja na vida pessoal ou na vida social. Um profissional de comunicação, em meio a tanta produção de conteúdos e a pressões para produzir mais, necessita muito mais dessas ocasiões de silêncio, ponderou.

O evento, que acontecerá na Glória, terá início com a Celebração Eucarística, presidida por Dom Orani, às 9h – com transmissão ao vivo pela WebTV Redentor e pela Rede Vida de Televisão —. Em seguida, a mesa de debates será composta pela jornalista Denise Sobrinho (chefe de redação de telejornais locais da Rede Globo) —, pelo publicitário Carlos Pedrosa e pelo crítico de cinema Miguel Pereira (coordenador de pós-graduação do Departamento de Comunicação da PUC-Rio), que abordarão o tema sob o prisma de cada respectiva área profissional.

O evento contará ainda com uma exposição fotográfica sobre fé, silêncio e palavra, que possibilite aos participantes uma experiência perceptiva individualizada. Os fotógrafos que vão expor seus trabalhos, Gustavo de Oliveira e Guilherme Silva, estão animados com a oportunidade.

Gustavo, que atua na Arquidiocese do Rio há 18 anos, acredita que a exposição vai favorecer a possibilidade de os participantes perceberem registros das várias manifestações de fé do povo.

— A exposição é uma forma de mostrar a minha visão da fé e da Igreja, e retratar isso de uma forma legal até mesmo para as pessoas que não creem. O meu trabalho, acho que lembra também ao profissional que comunica através da fotografia que ele precisa tomar um cuidado muito grande para não expor de uma forma negativa a manifestação de fé de alguém...

Guilherme Silva aposta na percepção de cada um para a apreensão das mensagens que os fotógrafos querem transmitir.

— A gente vive num mundo de imagens e, de um jeito ou de outro, a gente é muito visual.... Como na fotografia você tenta transmitir a mensagem naquele momento, com o que você tem, é legal acreditar na percepção também positiva que o outro vai dar para o seu enfoque. Espero que aquilo que eu estiver tentando passar possa colaborar para que as pessoas reflitam, já que uma imagem pode ter várias interpretações, desejou.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais é celebrado anualmente pela Igreja na Solenidade da Ascensão do Senhor, que este ano será no dia 20 de maio.

— Esperamos que esse diálogo que vamos estabelecer, construído com respeito e com preocupações de unidade para a construção de uma sociedade mais justa e solidária, traga benefícios para a nossa sociedade, concluiu Dom Orani.

* Foto: Arquivo

Fonte: Arquidiocese

Nenhum comentário:

Postar um comentário