Paginas

11 de maio de 2012

Concílio Vaticano II e Dignitatis Humanae, na UERJ


O ano de 2012 marca o jubileu de 50 anos do que é considerado o fato mais importante na história recente da Igreja: o Concílio Vaticano II. E para celebrar e refletir sobre todos os trabalhos realizados pelos Bispos em 1962, é que a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) está promovendo o evento "Liberdade Religiosa: O Concílio Vaticano II e a Declaração Dignitatis Humanae”.

O evento, que faz parte das atividades da Pastoral Universitária da UERJ em conjunto com o Programa de Estudos da Religião (PROEPER), do Centro de Ciências Sociais, será realizado no dia 17 de maio, das 9h às 17h, no Auditório 91 do Pavilhão Reitor João Lyra Filho, no 9º andar.

— Nosso objetivo hoje, dentro da Universidade, é aproximar o mundo acadêmico da religiosidade, dando a todos que por aqui passam, das mais diversas denominações religiosas, a oportunidade de buscar a unidade. (...) Aproveitando esse momento de comemoração dos 50 anos do Concílio Vaticano II, a Pastoral Universitária, juntamente com o Programa de Estudos da Religião da UERJ, decidiu apresentar a Declaração Dignitatis, que é justamente o documento que fala sobre a liberdade religiosa, explicou o Assessor Eclesiástico da Pastoral Universitária da UERJ, Diácono Marcos Gayoso.

O Mestre em História Social, Professor Gilberto Aparecido Angelozzi; o Bacharel em Direito, Filosofia e Teologia, e Mestre em Direito Canônico, Diácono Nelson Águia; o Bacharel em História e Teologia, Diácono Marcos Gayoso; a Representante da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro, Diane Kuperman; o Diretor do Departamento Educacional da Sociedade Beneficente Muçulmana do Rio de Janeiro, Sami Isbelle; a Pastora da Igreja Luterana Martin Luther, no Rio de Janeiro; e o Babalaô e Interlocutor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa, Ivanir dos Santos, são os participantes que ministrarão as palestras durante o evento.


— Teremos no final do encontro um ato ecumênico, unindo todas as denominações religiosas, para que possam fazer um momento de oração pela unidade de todas as religiões, como já vinha fazendo o Beato João Paulo II e agora vem dando continuidade o Papa Bento XVI, disse o Diácono Gayoso.

Para participar do seminário não é preciso fazer inscrição, a entrada é franca, e um certificado de presença será emitido pela Universidade para todos os participantes. 

A UERJ fica na Rua São Francisco Xavier, 524 - Maracanã. Informações pelo telefone 2334-0281 ou através do e-mail proeper_ccs@yahoo.com.br  .

Confira a programação:

9h – Abertura

10h – “O Concílio Vaticano II e a Nova Visão de Mundo da Igreja”

10h40min – “Dignitatis Humanae – Aspectos Gerais da Liberdade Religiosa”

11h15min – Breve intervalo

11h25min – “Dignitatis Humanae – A Liberdade Religiosa à Luz da Revelação”

12h10min – Debate

12h45min – Intervalo

14h – “Pressupostos Teológicos do Judaísmo, do Islamismo, do Protestantismo e das Religiões de Matizes Africanas e os Fundamentos para o Diálogo Interreligioso

15h40min – Breve intervalo

16h – Ato religioso

Fonte: Arquidiocese

Nenhum comentário:

Postar um comentário