Paginas

4 de abril de 2012

Jornada Diocesana da Juventude foi uma amostra grátis da JMJ Rio 2013

JARio2012
Amostra grátis da JMJ Rio 2013: assim podemos definir o que foi a Jornada Diocesana da Juventude que aconteceu no dia 31 de março na zona sul do Rio de Janeiro. Muitos jovens se reuniram em Ipanema para celebrar juntos, antecipadamente, esse dia que é comemorado no mundo inteiro no Domingo de Ramos.

Os grupos começaram a chegar por volta das 13 horas no lugar combinado, na Praça Nossa Senhora da Paz, próximo a igreja de mesmo nome, cujo pároco é o famoso Padre Jorjão. O lugar foi ficando tomado pelos jovens. Logo cedo, a animação começou, com grupo de dança que levou a galera a se soltar e ajudou a aquecer a juventude. Eis que entra em cena pra animar mais ainda o público o grupo Sambadorando, que soltou o braço nos instrumentos de percussão, sacudindo o povo de Deus com hits católicos em ritmo de samba.

A juventude em seguida se depara com Eliana Ribeiro e seu esposo Fábio Roniel, que apareceram no meio da praça animando e rezando junto com a galera. E nessa condução se iniciou a celebração com Dom Nelson Francelino, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio. Ali foi feita a bênção dos ramos, e seguiu-se em procissão cantando Hosana ao Rei Jesus e agitando os ramos para o Parque Garota de Ipanema.

Esse foi um momento ímpar, pois o tom de Jornada se fez visível. A juventude passando pelas ruas de Ipanema, seguindo pela Avenida Vieira Souto, na orla da praia, despertou a curiosidade de muitos transeuntes e de moradores dos prédios. Alguns motoristas da pista oposta enquanto esperavam o sinal de trânsito abrir, sacavam seus celulares para registrar o belo momento que era visto naquele lugar. Podia-se ver as expressões de juventude católica na procissão, impresso em suas camisetas, bandeiras e cartazes que fitavam nossos olhares em cada metro quadrado da multidão.

Durante o caminho, no trio elétrico, Padre Jorjão animava a juventude cantando o nome do nosso Santo Padre como na JMJ Madri. Ao coro de “Benedicto”, os jovens respondiam com um brado de “ Viva o Papa”!

E pra agitar ainda mais nossa procissão, ao som de "Deus é dez", "Busque o Alto", entre outras, no ritmo de hardcore, a banda God First animou a procissão até o destino final. Mas antes, uma enorme bandeira do Brasil foi estendida no meio da procissão que, visto de cima, mostrava um dos cenários mais belos que se pode contemplar durante o evento, dando verdadeiramente o tom de "amostra de JMJ".

De longe já era possível ouvir, durante a caminhada dentro do Parque Garota de Ipanema, a animação para missa com o ministério Amor e Adoração, na voz de Emanuel Stenio. E assim começou a celebração da Santa Missa, presidida por Dom Nelson Francelino.

Ao final da missa, o arcebispo do Rio Janeiro, Dom Orani Tempesta, fez questão de enviar uma mensagem para os jovens presentes, dizendo que estava em Roma nos preparativos da JMJ Rio 2013. Ao final, a juventude aplaudiu seu bispo e, lembrando a Jornada de Madri, mais uma vez deu o brado “Benedicto”.

Após a missa, houve um momento de convocação da dos presentes a se inscreverem como voluntários e hospedeiros. A Arquidiocese do Rio tem a meta de conseguir as inscrições de 60 mil voluntários.

Ao final da missa, o show ficou por conta do ministério Amor e Adoração, que agitou a galera ao som de “As Muralhas”, “O Melhor Tu Tens Pra Mim”, entre outras entoados por Emanuel e banda.

Esse foi um dia sem igual, amostra do que o mundo pode aguardar para a JMJ Rio2013.

Fonte: Jovens Conectados

Nenhum comentário:

Postar um comentário