Paginas

28 de março de 2012

Padre Lombardi fala sobre encontros do Papa com Fidel e Chávez

O diretor da Sala de Imprensa do Vaticano, padre Federico Lombardi, falou nesta terça-feira, 27, sobre a possível visita do Papa Bento XVI a Fidel Castro e Hugo Chávez, durante a viagem apostólica a Cuba. 

Padre Lombardi destacou que a mídia internacional especulou muito sobre um possível encontro entre Bento XVI e Fidel Castro, de modo quase “obsessivo”, esquecendo de tantas outras dimensões importantes desta visita do Papa a Cuba.



“Naturalmente, de um ponto de vista simbólico, por assim dizer, um encontro com um grande líder da história cubana tem seu significado e importância, e o Papa expressou uma abertura a esta possibilidade. Se isso acontecer, o diremos”, esclarece Lombardi.

Segundo ele, esta é acima de tudo uma viagem de peregrinação do Santo Padre e a Igreja em Cuba vive um momento feliz por esta visita que acontece em meio ao ano jubilar da Virgem da Caridade.

“Existe uma dimensão espiritual que não deve ser esquecida: o encorajamento que o Papa pode dar com sua presença, um encorajamento que se insere num momento de graça profundamente religiosa”, ressaltou o diretor da sala de imprensa da Santa Sé.

Em mensagem publicada na terça-feira e divulgada pelo twitter oficial do Papa em Cuba, Fidel disse esperar “alegremente” pelo encontro com Bento XVI, como foi com o Papa João Paulo II, “um homem que em contato com as crianças e os cidadãos humildes do povo levantou invariavelmente, sentimentos de afeição”.

“Decidi solicitar poucos minutos de seu tempo ocupado quando soube, pelo chanceler Bruno Rodriguez, que ele ficaria feliz com este contato simples e modesto”, disse Fidel.



Hugo Chávez


Padre Federico Lombardi também comentou sobre o desejo do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, de se encontrar com Bento XVI, se isso não atrapalhasse a agenda do Papa e do presidente Raúl Castro. 

Porém, o encontro não será possível desta vez devido ao curto tempo da visita do Santo Padre ao país e pelas condições de saúde de Chávez que está em Cuba fazendo um tratamento médico. 

O diretor da ala de imprensa da Santa Sé salientou, entretando, que a intenção foi positiva. “Sim, parece-me bom que ele disse isso. Desejamos melhoras para sua saúde, porque sabemos que ele veio a Cuba para um tratamento de saúde. E desejamos um bom sucesso”, disse.



Fonte: Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário