Paginas

16 de março de 2012

Congregação para a Doutrina da Fé reorganiza e atualiza site


Como se sabe, os Documentos da Congregação para a Doutrina da Fé aprovados explicitamente pelo Santo Padre participam do Magistério ordinário do Sucessor de Pedro (cf. Instrução Donum Veritatis, sobre a Vocação Eclesial do Teólogo, de 24 de maio de 1990, n. 18). Isto explica a importância de uma recepção atenciosa de tais pronunciamentos por parte dos fiéis e especialmente por aqueles que, em nome da Igreja, são responsáveis no âmbito teológico e pastoral.
Por outro lado no mundo de hoje faz-se mister uma difusão mais ampla do ensinamento do Dicastério em questão. De fato, em especial os Documentos emanados a partir do Concílio Vaticano II até hoje – recolhidos no volume: CONGREGATIO PRO DOCTRINA FIDEI, Documenta inde a Concilio Vaticano Secundo expleto edita (1966-2005), LEV, Città del Vaticano 2006, pp. 668 – tratam questões importantes para a vida e a missão da Igreja, oferecendo respostas doutrinais seguras aos desafios que se nos apresentam.
Assim sendo, a Congregação para a Doutrina da Fé, mesmo conservando os próprios Documentos no site oficial da Santa Sé (www.vatican.va), criou um novo acesso a fim de facilitar a consulta dos mesmos (www.doctrinafidei.va).
Os principais Documentos são disponíveis em oito línguas: além da versão latina, existem em francês, inglês, italiano, português, espanhol, alemão e polonês, e, vez por outra também em húngaro, eslovaco, tcheco e holandês. Ainda trabalha-se para completar a coleção de tais versões eletrônicas das traduções. Atualmente cada Documento já está à disposição na língua original e em alguma tradução.
A coleção abrange uma lista completa de todos os pronunciamentos pós-conciliares da Congregação, os quais se apresentam também em três listas temáticas: os de natureza doutrinal, os de natureza disciplinar e os concernentes aos sacramentos.
Na mesma página da Internet se encontram informações atualizadas sobre as publicações da Coleção "Documenti e Studi", que reedita os Documentos mais importantes do Dicastério, enriquecidos com comentários de teólogos de gabarito; além disso se oferecem notícias a respeito dos volumes dos Atos de Simpósio promovidos pela Congregação, bem como a publicação de vários pronunciamentos dos Cardeais Prefeitos.
Através desta divulgação do próprio ensinamento doutrinal, por meio da Internet, a Congregação deseja atingir um círculo sempre mais amplo de destinatários em todas as partes do mundo
Fonte: CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário