Paginas

6 de fevereiro de 2012

Discernimento vocacional

No próximo dia 11 de março começam no Rio de Janeiro os encontros do Grupo Vocacional Arquidiocesano (GVA), com a finalidade de colaborar no discernimento dos jovens chamados ao sacerdócio.

A vocação sacerdotal é dom de Deus, que constitui um grande benefício para quem é chamado e ainda para a vida da Igreja, que tem a urgente e permanente missão de anunciar a Boa Nova de Jesus Cristo.

Os vocacionados inscritos neste ano serão acompanhados pelos seminaristas que estão cursando Teologia: Anderson Manoel dos Santos, Márcio Luiz Helsink e Thiago Bartoli, sob a coordenação do Reitor do Seminário Propedêutico Rainha dos Apóstolos, Padre Francisco Ribeiro.

Os encontros do GVA são realizados nas instalações do Seminário de São José, no Rio Comprido. Para participar, os candidatos devem levar uma carta de apresentação do pároco e, ainda, estar cursando ou ter concluído o terceiro ano do ensino médio.

De acordo com o seminarista Márcio Luiz Helsink, os encontros são pautados por uma programação especial, voltada ao discernimento vocacional, como palestras, partilhas, dinâmicas, convivências, celebrações, retiro espiritual e a prática de atividades esportivas.


Como a resposta nem sempre é imediata ou feita com convicção, devido aos ruídos do mundo com sua gama de ofertas, o acompanhamento dos candidatos é feito durante o ano inteiro. Em média, são realizados três encontros por mês, sempre aos domingos, das 8 às 16h.

Motivado em poder dar a sua contribuição, o seminarista Anderson Manoel dos Santos destacou a dificuldade dos jovens quanto ao discernimento e, às vezes, até o receio em participar dos encontros do GVA.

— Não queremos destruir o namoro ou os sonhos de ninguém, apenas ajudar o jovem a descobrir a sua vocação. A maior dificuldade é a falta de tempo para a oração, para a escuta de Deus. Em nossos encontros, focamos nossas palestras para a vida sacerdotal, mas também contemplamos as demais vocações, afirmou.

Em 2012, o Seminário Propedêutico recebeu 28 candidatos. Em parte, considerou Anderson, foi fruto do trabalho vocacional realizado no ano passado, com a visita dos seminaristas às paróquias para dar testemunho do lema vocacional: “Jovem, você já pensou em ser padre?”

— Foi uma benção a visita nas paróquias. A experiência de ouvir relatos vocacionais lembrou o meu GVA, solidificando minha vocação. Dei também testemunho que vale a pena responder ao chamado de Deus e se for de Sua vontade, ser sacerdote, confessou o seminarista Anderson.

Fonte: Arquidiocese

Nenhum comentário:

Postar um comentário